Os principais 12 benefícios da natação

Introdução

Os principais 12 benefícios da natação. 

De repente você ouviu que os especialistas costumam recomendar aos adultos  150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensiva a cada semana. Saiba que a natação é uma excelente maneira de trabalhar todo o corpo e sistema cardiovascular. Se você fizer 1 hora de natação queima queima quase as mesmas calorias que se tivesse corrido, e ainda, sem todo o impacto em seus ossos e articulações.

Dados revelam que a natação é a quarta atividade mais popular nos Estados Unidos. Existe uma série de benefícios que você poderá adquirir com os exercícios de natação regularmente. Veja mais para enterder sobre os benefícios da natação e como adaptar a natação no seu dia à dia.

Os principais 12 benefícios da natação
1. Trabalha todo o corpo

E um dos maiores benefícios da natação é que ele realmente funciona todo o seu corpo, de ponta a ponta.

Natação:

tonifica músculos

constrói força

constrói resistência

aumenta sua freqüência cardíaca sem enfatizar seu corpo

Há várias maneiras que você pode usar para adicionar variedade ao treino de natação, incluindo:

braço
costas
sidestroke
borboleta
estilo livre

Eles focam em diferentes grupos musculares individualmente, e a água proporciona uma resistência suave. Não importa a maneira que você usa para nadar, você está usando a maioria de seus grupos musculares para mover seu corpo através da água.

2. Trabalha sua parte interna

No momento em que seus músculos estão recebendo um bom treino, seu sistema cardiovascular também está. A natação faz com que o coração e os pulmões fiquem fortalecidos. Ela é tão boa, que os pesquisadores afirmam que pode até reduzir seu risco de morte. Comparando com as pessoas inativas, os nadadores têm cerca de metade do risco de morte. Outros estudos mostraram que a natação pode ajudar a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue.

3. Apropriado para pessoas com lesões, artrite e outras condições

A natação pode ser uma opção de exercício seguro para pessoas com:

artrite
prejuízo
incapacidade
outras questões que dificultam os exercícios de alto impacto

Ela pode mesmo ajudar a reduzir algumas das suas dores ou melhorar sua recuperação de uma lesão. Estudo mostrou que pessoas com osteoartrite relataram reduções significativas na dor nas articulações e rigidez e experimentaram menos limitação física depois de se envolver em atividades como natação e ciclismo.

O mais interessante foi que, houve pouca ou nenhuma diferença nos benefícios entre os dois grupos. Pareando aos mesmos benefícios que os exercícios de terra são freqüentemente prescritos.

4. Para pessoas com asma

Devido ao ambiente úmido das piscinas, torna a natação uma ótima atividade para as pessoas com asma. E não somente  isso, mas os exercícios de respiração associados ao esporte, como segurar a respiração, podem ajudá-lo a expandir sua capacidade pulmonar e ganhar controle sobre sua respiração.

Estudos sugerem que a natação pode aumentar seu risco de asma devido aos produtos químicos usados ​​para tratar as piscinas. Pergunte ao seu médico sobre os riscos potenciais de natação se você tiver asma e, se possível, procure uma piscina que use água salgada em vez de cloro.

5. Bom para pessoas com EM

As pessoas com esclerose múltipla (MS) também podem encontrar benefícios na natação. A água torna os membros flutuantes, ajudando a apoiá-los durante o exercício. E também proporciona uma resistência suave.

Um programa de natação de 20 semanas resultou em redução significativa da dor para pessoas com EM. Essas pessoas também apresentaram melhorias com sintomas como fadiga, depressão e deficiência. Saiba mais sobre a terapia da água para MS.

6. Queima de calorias

É também uma maneira eficiente de queimar calorias. Uma pessoa de 160 quilos queima cerca de 423 calorias por hora enquanto faz uma volta de natação a um ritmo baixo ou moderado. Essa mesma pessoa pode queimar até 715 calorias por hora nadando a um ritmo mais vigoroso. Uma pessoa de 200 libras que fazia as mesmas atividades queimaria entre 528 e 892 calorias por hora. Uma pessoa de 240 libras pode queimar entre 632 e 1.068.

Para comparar esses números com outras atividades populares de baixo impacto, essa mesma pessoa de 160 libras só queimaria cerca de 314 calorias caminhando a 3,5 milhas por hora por 60 minutos. Yoga pode queimar apenas 183 calorias por hora. E o treinador elíptico pode queimar apenas 365 calorias naquela hora.

7. Melhora o sono

Pode também ter o poder de ajudá-lo a dormir melhor à noite. Em um estudo sobre adultos mais velhos com insônia, os participantes relataram um aumento na qualidade de vida e o sono depois de se envolver em exercícios aeróbicos regulares.

Cerca de 50 por cento das pessoas idosas experimentam algum nível de insônia, por isso é uma excelente notícia. O estudo centrou-se em todos os tipos de exercícios aeróbicos, incluindo o elíptico, Stairmaster, bicicleta, piscina e vídeos de exercícios.

A natação é acessível a uma grande quantidade de pessoas que lidam com problemas físicos e praticam outros exercícios, como correr, menos atraentes. Isso pode fazer da natação uma boa escolha para adultos mais velhos que procuram melhorar seu sono.

8. Melhora o seu humor

Pesquisadores avaliaram um pequeno grupo de pessoas com demência e viram uma melhora no humor depois de participar de um programa aquático de 12 semanas. Exercícios de natação e aquáticos não são apenas psicologicamente benéficos para pessoas com demência. O exercício também demonstrou aumentar o humor em outras pessoas que não possuíam o problema.

9. Ajuda a controlar o estresse

Os principais 12 benefícios da natação. Pesquisadores observaram um grupo de nadadores imediatamente antes e depois de nadar em um YMCA em New Taipei City, Taiwan. Das 101 pessoas pesquisadas, 44 relataram estar suavemente deprimidas e sentir estresse relacionado à vida acelerada. Após a natação, o número de pessoas que ainda relataram sentir estresse diminuiu para apenas oito.

Mesmo que existam mais pesquisas nesta área, os pesquisadores concluem que a natação é uma maneira potencialmente poderosa de aliviar o estresse rapidamente.

10. Seguro durante a gravidez

Mulheres grávidas e seus bebês também podem se beneficiar de algumas recompensas maravilhosas da natação. Um estudo feito com animais, a natação de um rato-mãe mostrou alterar o desenvolvimento do cérebro em sua prole. Pode até proteger os bebês contra um tipo de problema neurológico chamado hipoxia-isquemia, mas é necessária mais pesquisa. Além de benefícios potenciais para a criança, a natação é uma atividade que pode ser realizada nos 9 meses de gestação.

Outro estudo não mostra efeitos adversos de natação em piscinas cloradas durante a gravidez. Aliás, as mulheres grávidas que nadavam durante a fase inicial da gravidez inicialmente apresentavam menor risco de parto prematuro e defeitos congênitos.

Mas saiba que, enquanto a natação geralmente é considerada segura durante a gravidez, algumas mulheres podem ter restrições de atividade devido a complicações na gravidez. Pergunte ao seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios durante a gravidez e se você tiver complicações, converse sobre atividades que são seguras.

11. Excelente para crianças

Todas as crianças precisam de um mínimo de 60 minutos de exercícios aeróbicos por dia. Claro que não precisa se sentir como uma tarefa doméstica. A natação é uma atividade divertida e não necessariamente como um trabalho formal.

A criança pode fazer lições de natação estruturada ou fazer parte de uma equipe de natação. O tempo de natação não estruturado é outra opção sólida para que as crianças se movam.

12. Acessível

A natação também pode ser uma opção de exercício acessível para a maioria das pessoas, em comparação com outras, como o ciclismo. Muitas piscinas oferecem tarifas razoáveis ​​para participar. Algumas escolas públicas e outros centros oferecem horas de natação gratuitamente, ou para uma escala deslizante de acordo com sua renda.

Fonte tradução: https://www.healthline.com/

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *