Esporte de verão: Psicobloc um verdadeiro desafio

Esporte de verão: Psicobloc um verdadeiro desafio. Se a escalada em rochas, amparada por cordas, mosquetões, chapeletas e capacetes, já é um esporte extremamente desafiador para seus praticantes, imagine conquistar uma falésia (pedra) sem qualquer equipamento de segurança, tendo apenas a água como anteparo.

psicobloc, ou DWS (Deep-water soloing), é uma modalidade de escalada esportiva onde o praticante não usa qualquer tipo de equipamento de segurança, e o volume de água localizado na base das falésias – seja em rios, mares ou lagos – é a única forma de amortecer as inevitáveis quedas, que podem ultrapassar os 20 metros de altura. Ele surgiu na década de 60 na ilha de Mallorca, na Espanha. Para a escalada ser piscobloc, é necessário que o paredão tenha, no mínimo, 10m de altura. Já a profundidade da água deve ser de pelo menos 4m. Se a escalada ultrapassar 15m de altura, a água deve ter pelo menos 7m de profundidade.

psicobloc é uma modalidade de escalada esportiva onde o praticante não usa qualquer tipo de equipamento de segurança, e a água é sua única proteção. Ele surgiu na década de 60 na ilha de Mallorca, na Espanha. Para a escalada ser piscobloc, é necessário que o paredão tenha, no mínimo, 10m de altura. Já a profundidade da água deve ser de pelo menos 4m. Se a escalada ultrapassar 15m de altura, a água deve ter pelo menos 7m de profundidade. No Brasil, a modalidade começou a ser praticada em 2006.

ONDE PRATICAR?

No Rio de Janeiro, o esporte pode ser praticado nas Ilhas Tijucas, na Ilha Redonda e em Arraial do Cabo. No Nordeste, há os cânions do Rio São Francisco, em Alagoas, os cânions do Rio Poty, no Piauí, e a Chapada Diamantina, na Bahia. Em Minas Gerais, o psicobloc é praticado nos cânions de Furnas, e em São Paulo você poderá praticar  na Ilha Bela.

EQUIPAMENTOS

Para praticar o psicobloc, bastam duas coisas: sapatilha de escalada e pó de magnésio, que ajuda a reduzir o suor das mãos e aumentar a aderência à rocha. No entanto, é necessário ter experiência na escalada e estar acompanhado de um instrutor especializado no esporte.

BENEFÍCIOS PARA O CORPO

Carol Nakamura psicobloc (Foto: Luma Dantas)
Bailarina Carol Nakamura se diverte ao praticar o psicobloc pela primeira vez (Foto: LumaDantas)

psicobloc proporciona diversos benefícios tanto para o corpo quanto à mente. O esporte ajuda a aumentar a resistência e força, trabalha o equilíbrio e a coordenação motora. Ele exercita braços e pernas, pois o corpo inteiro é exigido durante sua prática. Além disso, ainda proporciona uma integração com a natureza.

Fonte: O Globo    Globo Esporte    Wikipédia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *